quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CÂNCER DE MAMA, SE CUIDE MULHER!



É incrível que mesmo com tantas campanhas, iniciativas, corridas, etc, o câncer de mama ainda mate tantas mulheres no Brasil. Depende de você, mulher, correr atrás da sua saúde.

Agora em outubro, mais uma iniciativa para que você não esqueça e nem diga que não tem onde fazer. O Outubro Rosa está em todo lugar! O Outubro Rosa é uma campanha que começou em 1997 nos EUA, para alertar as mulheres da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. Como já era esperado, vários monumentos de várias cidades foram “pintados” de rosa, para alertar da necessidade de muitos investimentos na saúde da mulher neste segmento. A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) diz que na rede pública, ainda existe uma demora de mais de 6 meses, entre a descoberta e o início de tratamento, o que é um absurdo!

É um câncer que quanto mais cedo o tratamento, maiores os índices de cura completa. A cada milímetro que cresce, diminuem em 1% as chances de cura. Por isso, todos os anos, você vê tanto empenho, principalmente de entidades privadas, pra tentar diminuir esse sofrimento que pode sim, ser evitado.

Agora, também depende de cada mulher ir atrás. A mamografia é um direito de qualquer brasileira pelo SUS. Se você se planejar todo ano, não tem desculpa. Laboratórios de análises e imagens também criaram campanhas populares e dá pra você fazer por um preço mais barato do que era há alguns anos atrás. E sempre fazer o auto-exame das mamas! É tão simples e pode evitar o choque de descobrir um nódulo quando só o médico examina. Mas lembre-se O AUTO-EXAME NÃO SUBSTITUI A IDA AO GINECOLOGISTA! É apenas para você se monitorar e perceber se houve alguma alteração e tomar logo uma providência.
A mulher deve fazer mamografia a partir do s 40 anos, ou aos 30, se houverem casos na família de câncer de mama. Em alguns casos, muitas começam os exames aos 20 e poucos, mas são casos mais raros. Existem vários tipos de câncer de mama e o quanto antes você se prevenir, melhores as chances de cura. Mas é importante salientar que apenas 10% dos caos são genéticos ou hereditários, 90% É ADQUIRIDO PELO TIPO DE VIDA QUE VOCÊ LEVA e FATORES EXTERNOS (má alimentação, fumo, obesidade, traumas nas mamas, pancadas, estresse, etc). E são cerca de 134 novos caos por dia, 49 mil caos por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCa).

Então, cabe a você se cuidar e não esperar que outros o façam. O corpo é seu, a vida é sua. Se cuide e viva melhor.
Várias blogueiras estão contribuindo para chamar a sua atenção ao câncer de mama. E o Dicas de Mulher Virtuosa não poderia ficar de fora!


Maiores informações no : http://www.mulherconsciente.com.br/

Fonte: http://dicasdemulhervirtuosa.blogspot.com

2 comentários: